quarta-feira, janeiro 31, 2007

Apagão

Ouvi hoje na rádio.

Uma entidade “verdinha” quer que durante 5 minutos o Mundo “apague”.

Todos apagam as luzes e nem uma vela deve ser acesa em consideração ao planeta.

Deste modo, dizem eles, porque durante 5 minutos não vamos consumir energia o Mundo vai poder “respirar”.

Essa iniciativa seria óptima. Poupar os recursos energéticos durante 5 minutos. Linda ideia. Sim senhor.

Eu disse SERIA.

Seria, mas não é.

Simplesmente porque se eles se lembrassem quando se volta a ligar uma lâmpada, esta gasta mais energia do que se estivesse ligada durante esses 5 minutos.

Ou seja… grande tiro no pé , HEM?

Vê-se mesmo que "sabem" o que andam a fazer!

A vamos a ver se esta brincadeira, ao fim dos 5 minutos quando tudo voltar ao normal, não vai sobrecarregar as linhas de transporte de energia e resultar num verdadeiro apagão.

… pois.

2 comentários:

  1. Por acaso tb ia postar algo sobre esse tema. Mas antes vim dar um pulo ao teu blog por teres deixado um comment acerca do shrek. Mudando de assunto. Acerca dos 5 minutos de energia. Em primeiro é esse ponto de k falas, acerca do ligar uma lampada, mas os problemas n se ficam por ai! De acordo com informações k fui peskisar, os sistemas foram concebidos p trabalhar em condições normais.Se houver uma acção sincronizada de interromper o consumo de forma brusca, aumenta as probabilidade de as coisas n correrem mt bem. Acaba por haver mais prejuizos do k beneficios para o ambiente, pq as centrais termicas n estão adaptadas a estas interrupções. Por exemplo, a Alemanha sofreu variações bruscas no consumo electrico durante o minuto de silencio promovido em memoria do 11 de setembro e a Espanha tb sentiu efeitos similares na acção promovida p homenagear as vitimas do atentado de 11 de Março, por isso é melhor deixarem-s dessas coisas e pensarem em simplesmente poupar. N é preciso serem tds ao mesmo tempo, basta pouparem, n interessa kuando. O k tem isto de tão complicado?!

    ResponderEliminar
  2. pois, pois ..jota pimenta..

    (já te disse qu|eras tão boa?)

    ResponderEliminar